Bom, para conseguir monetizar seu canal, alguns requisitos devem ser cumpridos, certo? E com certeza, o mais difícil deles é conseguir as 4.000 horas de exibição nos últimos 12 meses.
Além das horas, seu canal precisará atingir o número de pelo menos 1.000 inscritos (não prescrevem com o tempo).
O tempo total contabilizado de exibição dos seus vídeos nos últimos 12 meses, de fato, devem ser de 4.000 horas e nosso objetivo hoje é mostrar pra vocês como atingir esse número de forma rápida.
Neste artigo, irei compartilhar 16 dicas MATADORAS para atingir esse tempo de exibição exigido pelo YouTube, acompanhados de dicas mais valiosas sobre o número de vídeos que você deve criar e a duração ideal que eles precisam ter.
Então, vamos começar!
Melhores dicas para conseguir as 4.000 horas de forma rápida
Se você deseja ingressar no YPP (Programa de Parceiros do YouTube), precisará conseguir bastante tempo de exibição em 12 meses. Bom, veremos algumas das melhores dicas para aumentar seu tempo de exibição no YouTube, que irão lhe ajudar a crescer exponencialmente seu canal.
Dica #1: Crie vídeos mais longos no seu canal
Vou te mostrar um exemplo real de um canal famoso do YouTube.
Aqui estão dois vídeos com melhor desempenho no momento do Canal X.
O vídeo A possui 7 minutos e 31 segundos de duração, com 1490 visualizações e 69,2 horas de tempo de exibição.
O vídeo B tem 47 minutos e 6 segundos de duração, com 456 visualizações e 50,2 horas de tempo de exibição.
[su_highlight]Ainda que o vídeo B tenha apenas cerca de 23% das visualizações combinadas, ele quase teve 42% do tempo de exibição somados.[/su_highlight]
É por esta motivo que os vídeos longos são tão poderosos!
Ainda que a porcentagem média de exibição seja um pouco menor dos vídeos longos para vídeos os vídeos curtos, o fato é que os vídeos mais longos acabam compensando quando os espectadores fiéis e interessados os assistem até o final!
Dica #2: Otimize seus vídeos fazendo SEO
Quando você está começando um canal da estaca zero no YouTube, as probabilidades estão contra você, fato!
SE VOCÊ NÃO DESEJAR COMEÇAR UM CANAL DO ZERO, SAIBA QUE É POSSÍVEL COMPRAR UM CANAL, COM MUITOS INSCRITOS, DE NICHOS VARIADOS, MUITAS VEZES ATÉ MONETIZADO.
Inicialmente, o Youtube não recomendará seus vídeos para novas pessoas e seu canal não crescerá tão fácil organicamente, pelo fato da plataforma não saber o suficiente sobre você, seu canal, seus vídeos, conteúdos e quem estaria interessado em assisti-los.
A ótima notícia é que você poderá mudar isso otimizando seus vídeos para as pesquisas do YouTube, de forma que sejam encontrados mais facilmente.
Você irá precisar encontrar tendências de vídeo que muitos usuários estão pesquisando no momento, mas que possua poucos criadores com vídeos concorrentes nos resultados.
Depois desse ponto, assim que você encontrar um alto volume de buscas de determinado assunto e uma palavra-chave com concorrência pequena, crie um conteúdo direcionado para esse nicho. Em seguida, otimize seu título, sua descrição e as palavras-chave de seu vídeo.
O SEO (otimização) para YouTube é uma das ferramentas mais poderosas para potencializar a taxa de cliques de seus vídeos na plataforma.
Se houver apenas seis vídeos, por exemplo, sobre o nicho Y, contando com o seu, seu vídeo aparecerá na primeira página dos resultados de pesquisa do YouTube, que como já sabemos, é o segundo maior buscador na internet do ocidente, para a palavra-chave escolhida.
Em seguida, usaremos as palavras-chave para encontrar ideias para novos títulos de vídeo e otimizaremos meus vídeos, do mesmo assunto, para conseguir mais alcance orgânico e consequentemente, mais horas de exibição.
Dica #3: Crie thumbnails (miniaturas) customizadas e atrativas
Agora nós iremos te mostrar mais uma dica incrível para atingir as 4.000 horas de forma mais rápida e fazer com que seu tempo de exibição seja completado do YouTube.
Primeiramente, você deverá otimizar suas miniaturas (as famosas thumbnails) de seus vídeos para que eles recebam mais cliques e visualizações.
Você pode ter o vídeo mais bem feito do mundo, super produzido e editado, mas se ninguém clicar nele, o seu tempo de exibição será absolutamente nulo.
Juntamente com o título e a descrição do seu vídeo, as miniaturas do YouTube são um dos pontos mais importantes para que seu vídeo engaje de fato.
Uma miniatura perfeita, com certeza dará mais credibilidade e valor ao seu conteúdo, e desta forma, seus espectadores irão cada vez mais assistirem seus conteúdos, enquanto eles navegam no feed de vídeos da plataforma.
Da praxe, o YouTube te dará três prints (frames) do seu vídeo como sugestões de thumbs no momento em que você fizer o upload do seu vídeo. (caso você não tenha criado a sua própria).
O ideal é que você crie e envie sua própria miniatura de vídeo, atrativa e exclusiva, para se destacar dos demais vídeos, Assim, você terá mais chance de ranquear seu video e ganhar ainda mais relevância na plataforma.
Você irá obter muito mais resultados se conseguir planejar uma miniatura antes de escrever o roteiro para o seu conteúdo.
Dica #4: Indique outros vídeos seus na descrição e nos comentários
Outra forma eficaz de promover seus conteúdos e fazer com que eles cheguem para novos espectadores (e obviamente, conseguir as horas de exibição necessárias) é divulgando links de seus vídeos nos comentários, através de respostas ou comentários fixados e também na descrição do seus vídeos.
Geralmente é preciso fazer uma análise de seus vídeos com melhor desempenho baseado no tempo de exibição e engajamento, para assim, indicar e obter mais sucesso.
O passo seguinte é copiar os links dos vídeo na descrição do seu vídeo e adicionar o título do vídeo em cima de cada link.
Desta forma, além de aumentar a taxa de cliques (CTR), você também estará fazendo SEO do seu canal através da técnica de linkagem interna.
Ainda assim, fica a dica: Se você quer um canal monetizado e não deseja passar por todo esse processo, confira nosso artigo sobre compra de canais no Youtube!