Antes de mais nada, quando um canal ou vídeo, uma vez monetizado, é desmonetizado pela plataforma, existe uma razão por trás e vamos compreende-la antes de buscar a solução ideal, neste artigo.
Ter um vídeo monetizado no YouTube significa que seus conteúdos estão ganhando dinheiro com as vizualizações que recebe.
Entretanto, o YouTube pode desmonetizar vídeos como resposta a uma ou mais infrações relacionadas as suas políticas e diretrizes da comunidade.
Após a desmonetização, o YouTube retira o seu direito de lucrar com as visualizações que seu vídeo ou canal receber.
Para se qualificar para o YPP, que é monetização do YouTube que falamos nesse artigo, você precisa ter mais de 1.000 inscritos no canal e no mínimo 4.000 horas em tempo de exibição de vídeos nos últimos 12 meses. Porém, esses requisitos são apenas básicos para qualificar seu canal para o Programa de parcerias do Youtube. Ou seja, ainda que você atinja esses critérios, pode sim, ter seu canal desmonetizado.
Motivos pelos quais ocorre a desmonetização de Canais e Vídeos
Geralmente, a desmonetização de um canal do YouTube acontece depois que um revisor da plataforma observa que seu vídeo não é adequado para anunciantes, ou seja, é um conteúdo que as marcas parceiras do YouTube provavelmente não irão querer estar associadas.
Mesmo que o YouTube geralmente não tire do ar seu vídeo totalmente desmonetizado, você irá perder o direito de gerar receitas com anúncios a partir do momento da desmonetização.
Ainda que o canal não seja totalmente desmonetizado, as empresas anunciantes podem optar por não exibir anúncios em seu canal até que o YouTube sinalize os vídeos como qualificados.
Bom, em primeiro lugar, caso a desmonetização tenha ocorrido em um vídeo específico, o ideal é desativar a monetização de conteúdo que infringe as políticas é a melhor maneira de continuar sendo parceiro no YPP (Programa de Parcerias do YouTube) e ganhando dinheiro com os outros vídeos enviados. Caso possa remover o conteúdo, é ainda melhor.
Mas agora vamos aos motivos específicos que causa a demonetização
Conteúdo ofensivo, indelicado ou prejudicial
Uma das principais causas de desmonetização que as políticas do YouTube deixam clara desde o início é assédio, cyber bullying e discurso de ódio. Tais comentários e comportamentos são extremamente proibidos nesta plataforma.
Entretanto, esse conteúdo ofensivo nem sempre virá de forma direta inapropriada, por meio de piadas, por exemplo. A plataforma também recomenda que os anúncios sejam desativados em vídeos onde o tema principal, mesmo que informacional, seja relacionado a esse tipo de comportamento, ainda que não necessariamente esteja ridicularizando o assunto em pauta.
Isto ocorre porque os anunciantes preferem evitar anunciar por vídeos onde assuntos como suicídio, violência, abuso sexual, distúrbios alimentares, violência doméstica e abuso de crianças.
Em suma, qualquer tema relacionado a essas pautas, ainda que informativo, pode desmonetizar seu vídeo ou até mesmo canal.
Caso tenha conteúdo ofensivo em seu canal, você também será desmonetizado, tal como representações gráficas e explícitas com imagens fortes como de acidentes e ferimentos violentos, mutilações em partes do corpo humano ou animal, fluidos corporais e dejetos humanos.
O grande segredo aqui é criar conteúdo com responsabilidade. Evite assuntos polêmicos, opiniões com discurso de ódio e imagens sensíveis. Observe se há conteúdos assim em seu canal e faça uma curadoria para evitar danos futuros.
Classificação errada na COOPA
Todos os criadores de conteúdo da plataforma, uma vez monetizados, são obrigados a classificar cada envio de conteúdo como adquado para crianças ou não (caso não sigam a Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças). O criador ainda poderá restringir o acesso a seu vídeo para usuários maiores de 18 anos.
Ainda assim, muitos criadores de conteúdo do YouTube preenchem de maneira errada tal seção, selecionando o conteúdo como “somente para adultos” no YouTube.
E como isso pode prejudicar seus ganhos? Basicamente, os vídeos que se enquadram nessa categoria podem estar sujeitos a monetização restrita ou até mesmo não gerar renda por opção dos anunciantes.
As políticas do YouTube no que diz respeito a conteúdo infantil aprovado pela COPPA são extremamente rígidas (mais do que o restante de suas diretrizes sobre desmonetização no todo).
Caso você tenha marcado seu conteúdo como adequado para crianças, é necessário evitar passar referências sobre temas como sexualidade, violência, discurso de ódio, bullying e linguagem obscena.
Vídeos com palavrões
Você pode xingar no YouTube? Sim, com toda certeza, você pode. Da mesma forma que você poderá ter seu vídeo desmonetizado por conta de tal ato.
Palavras de baixo calão não são necessariamente proibidas na plataforma porém, o excesso de palavrões, ofensas, insultos ou qualquer coisa inadequada explícita no seu perfil (imagem em miniatura), vai contra as políticas e diretrizes do YouTube para a criadores de conteúdo, que estão aptos a receber por para anúncios em seu canal.
Evite de toda forma o uso de palavrões durante seus vídeos. Evite também no utilizá-los no “sobre” e na aba “comunidade”.
O YouTube desmonetizou meu vídeo: E agora?
Não tem sensação pior do que ver aquele mais temido de todos os ícones do YouTube que é o da desmonetização, ao lado de um dos seus vídeos, talvez dos mais famosos do seu canal.
O fato é que você sempre poderá solicitar uma revisão caso tenha certeza que a plataforma removeu seu vídeo ou revogou sua monetização de forma arbitrária ou indevida.
Você também poderá modificar seu conteúdo, dependendo do número de views que ele já possua, deletando ou substituindo alguma faixa musical, áudio, recortado ou editando imagens que possam ter sido mal interpretadas pela comunidade.
Se nada disso der certo, você poderá simplesmente desativar a monetização do seu vídeo taxado como conteúdo duplicado ou ofensivo, de seu canal. Tal ação permitirá que você continue gerando receita com os demais conteúdos do que você enviou.
O YPP (Programa de Parcerias do YouTube) é super flexível e bastante tolerante com os criadores que agem dessa forma. Caso você siga as regras de forma correta, essa será uma excelente forma de gerar receita online como criador de conteúdo.