Youtube Shorts: O que é? Como Funciona? Paga bem?

Desde que o YouTube anunciou o lançamento do YouTube Shorts, em setembro do ano passado, muitos criadores de conteúdo têm experimentado o novo formato de vídeo. Mas afinal, o que é o Youtube Shorts? Como funciona? Paga bem? Confira todas essas informações no artigo abaixo.

O que é o Youtube Shorts?

O YouTube Shorts é uma plataforma de vídeo curta que permite que os criadores de conteúdo criem vídeos rápidos e envolventes para o público do YouTube.

Com o YouTube Shorts, os criadores de conteúdo podem usar a ferramenta de edição do próprio YouTube para criar vídeos curtos, que engajam com mais facilidade, para o público da plataforma de vídeos. O Youtube também oferece aos criadores de conteúdo acesso a uma biblioteca de músicas e efeitos visuais para usar em seus vídeos.

O lançamento do YouTube Shorts veio em resposta à popularidade do TikTok, que também é uma plataforma de vídeo curta que permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos. Com o lançamento do YouTube Shorts, a plataforma da Google espera atrair mais criadores de conteúdo para a plataforma e competir com diretamente com o aplicativo chinês.

Agora que você já sabe o que é a plataforma de shorts, iremos te mostrar como usar a ferramenta de edição do YouTube Shorts para criar seus próprios vídeos curtos.

youtube-shorts-guia-completo

Além disso, você também aprenderá sobre as diferentes maneiras pelas quais os criadores de conteúdo podem usar a plataforma para alcançar um público maior e lucrarem com isso!

Como funciona?

Primeiramente, precisamos entender que Youtube Shorts é uma forma de publicar vídeos com até 60 segundos de duração na plataforma de vídeos do YouTube.

Os vídeos curtos podem ser úteis para vários propósitos, incluindo demonstrações, tutoriais, vlogs, anúncios e entrevistas. Criar um vídeo curto é uma ótima maneira de começar a publicar seus vídeos no YouTube, especialmente se você ainda não tem um canal.

Para iniciar a produção de conteúdo, você precisará ter um celular que grave vídeos no formato vertical para criar um vídeo curto. Você também precisará de um software de edição de vídeo, como o Adobe Premiere Pro ou o Final Cut Pro.

Se você estiver usando o seu celular para gravar o vídeo, você pode usar o próprio software do celular para editar o vídeo ou algumas outras opções que deixaremos abaixo no tutorial que preparamos para vocês.

Passo a Passo para a criação dos shorts

  1. Primeiro, grave o vídeo usando o celular ou câmera.
  2. Em seguida, abra o software de edição de vídeo.
  3. Localize o vídeo na timeline do software e comece a editá-lo. Em geral, você vai querer remover os trechos de silêncio e reduzir ou remover os trechos não essenciais.
  4. Quando você estiver satisfeito com o vídeo, exporte-o para o YouTube usando o software de edição de vídeo.

Para publicar seu vídeo curto no YouTube, siga estes passos:

  1. Inicie sessão no YouTube com a sua conta.
  2. Clique no ícone “Criar um vídeo”.
  3. Selecione “Vídeo curto”.
  4. Inclua um título para o seu vídeo.
  5. Escreva uma descrição do vídeo.
  6. Inclua tags para o seu vídeo.
  7. Selecione a categoria para o seu vídeo.
  8. Inclua um link para o seu canal.
  9. Clique em “Publicar”.

Melhores programas para editar Youtube Shorts pelo celular

Há um bom tempo, editar vídeos se tornou uma tarefa muito mais fácil. Isso se deu graças aos diversos programas que existentes no mercado hoje, onde é possível fazer edições básicas com facilidade.

No entanto, quando se trata de edição de vídeos no celular, a situação muda um pouco. Os aparelhos não são tão poderosos quanto os computadores, e os programas disponíveis para essa finalidade não são tão completos.

Mas isso não significa que não é possível fazer boas edições no celular. Abaixo, seguem 5 programas que podem ajudá-lo a editar seus vídeos rapidamente e facilmente.

Quik

O Quik é um aplicativo gratuito desenvolvido pela GoPro. Com ele, é possível fazer edições simples de vídeos, e o resultado é bem bacana, principalmente para conteúdos de vlog e viagens.

O Quik analisa os vídeos e escolhe as melhores cenas para incluir no montagem. Além disso, ele também permite adicionar efeitos, transiçõs e músicas.

iMovie para celular

O iMovie é um aplicativo gratuito desenvolvido pela Apple. Com ele, é possível fazer edições mais avançadas de vídeos, tanto pelo PC quanto pelo celular.

O iMovie permite adicionar textos, efeitos e transições, além de incluir músicas. Ele também possui um recurso chamado “Curtas”, que permite criar vídeos de até 2 minutos, ideal para quem tá investindo na produção de vídeos curtos.

Splice

O Splice é um aplicativo pago, também desenvolvido pela GoPro. Com ele, é possível fazer edições mais avançadas de vídeos através de seu smartphone.

O Splice permite adicionar textos, efeitos e transições, além de incluir músicas. Ele também possui um recurso chamado “Curtas”, que permite criar vídeos de até 2 minutos.

KineMaster

O KineMaster é mais um aplicativo pago, desenvolvido por uma empresa sul-coreana. Com ele, é possível fazer edições avançadas de vídeos.

O KineMaster permite adicionar textos, efeitos e transições, além de incluir músicas. Ele também possui uma ferramenta chamada “Multi-Track”, que permite gravar vários áudios e vídeos ao mesmo tempo.

Adobe Premiere Clip

O Adobe Premiere Clip é um aplicativo gratuito, desenvolvido pela Adobe. Com ele, é possível fazer edições avançadas de vídeos.

O Adobe Premiere Clip permite adicionar textos, efeitos e transições, além de incluir músicas. Ele também possui um recurso chamado “Storyboard”, que permite criar vídeos de até 5 minutos usando slides.

Youtube Shorts paga bem?

Agora que já sabemos o que é o shorts além de como criar e editar da melhor seus vídeos curtos, vamos tratar sobre outro tema que vem causado bastante divergência: Os vídeos curtos pagam bem?

O fato é que com a enorme possibilidade de se tornarem virais, esse questionamento é feito por diversos criadores mas resumindo para vocês: atualmente, o Youtube Shorts paga apenas uma bonificação que é dividida entre posts virais.

Para finalizar, deixaremos nosso artigo completo que fala sobre a monetização de shorts que irá te auxiliar a entender melhor a plataforma.

Até a próxima!