Se você possui um canal no Youtube e o mesmo está parado por diversos motivos, sejam eles, falta de tempo para criar conteúdo, desmotivação, enfim… Saiba que é possível vender seu canal do youtube e faturar com a negociação.
Desde 2018, a venda de canais do YouTube tem crescido e a procura por possíveis compradores tem gerado uma demanda de até quem nem pensava em vender seu canal.
No artigo de hoje, vamos te mostrar o passo a passo para se fazer uma venda de canal no youtube, segura e rentável para ambas as partes mas antes de tudo, vamos entender melhor alguns pontos que devem ser levados em consideração antes da negociação.
O Youtube aprova a venda de canais? Posso vender meu canal?
Não é tão comum ver canais da plataforma a venda, principalmente no Brasil e por conta disso, muitos possíveis vendedores se questionam se é legal realizar a transação.
Se analisarmos os termos do Youtube, não existe nenhum ponto que proíba a comercialização de canais, tanto que a transferência de titularidades é bem simples de ser realizada para um novo proprietário.
Entretanto, é válido deixar claro que a plataforma não irá auxiliar na venda, seja fazendo análise de valores do canal ou algo do tipo. Isso deverá ser feito diretamente por quem quer comprar e vender.
Por quanto posso vender meu canal do Youtube?
Sabendo que é plenamente possível vender canais de YouTube, agora falaremos sobre como ter uma média de valor para os mesmo.
Tal como a venda de sites ou outras empresas digitais, os canais do YOUTUBE já monetizados valem mais, uma vez que o valor tem também como base os rendimentos gerados até o presente momento.
Para canais monetizado, geralmente se usa uma média da receita mensal para agregar no valor final, lembrando que esse é apenas um dos critérios de valoração. Pode-se obter até 36x a receita mensal, mas tudo isso irá variar de acordo com nicho e outros fatores que você verá abaixo.
Canais desmonetizados ou que ainda não atingiram as horas/inscritos suficientes para obter a monetização também são facilmente negociados porém com preços um pouco abaixo.
- Número de vídeos e qualidade dos mesmos;
- Nicho do canal;
- Número de inscritos do canal;
- Personalização da marca (se pertence a algum youtuber de renome);
- Estado da conta (se há strikes, banimentos)
- Caso possua superchat e área de membros;
- Url personalizada;
- Tempo de exibição dos vídeos;
- Tipos de monetização utilizado (caso haja algum).
Como conseguir um comprador para o seu canal?
Bom, há diversos vários lugares onde você pode encontrar canais a venda.
Atualmente, muitas plataformas se dedicam a esse tipo de transação porém o ideal é realizar a venda em um ambiente seguro, onde não há riscos para de perdas para nenhum dos envolvidos.
Você pode sim, vender seu canal por conta própria, através de anúncios em mídias sociais porém a forma mais segura, atualmente, no Brasil é o Bom Negócio Produtos Digitais, onde toda transação ocorre por meio de intermediação de administradores que facilitaram inclusive no processo de transferência, tornando tudo mais fácil e prático.
Além de tudo, a Bom Negócio Produtos Digitais irá te auxiliar no processo de análise de valores, facilitando a venda.
[su_note note_color=”#26df88″ text_color=”#ffffff”]Na nossa plataforma, é possível ver todos os dados do canal antes de adquiri-lo porém, caso necessite de mais dados, solicite através do suporte.[/su_note]
Transferência de propriedade: Como fazer?
Após encontrar o comprador ideal para o seu canal e fechar o negócio, partimos para fase de transferência de contas.
Caso seu canal tenha sido criado em forma de conta pessoal, a plataforma do YouTube possui uma ferramenta própria que te permitirá mover o conteúdo integralmente, junto com visualizações, comentários, likes, número de inscritos, dentre outras métricas, para uma conta de marca.
Após realizar a mudança para conta de marca, você deverá adicionar o email do comprador como proprietário e depois de mais ou menos 24 horas, ele conseguirá se tornar proprietário principal do canal.
Depois dessa fase do processo de transferência, você poderá remover todas as outras contas que estejam vinculadas ao canal, deixando somente a sua.
Se ele já for uma conta de marca, basta transferir para outra conta de marca, de forma ainda mais rápida!
Lembrando que a Bom Negócio Produtos Digitais irá te auxiliar, através de seus suporte, de forma personalizada durante todo o processo de venda!
Por que vender seu canal do Youtube?
Há diversos motivos para algum criador de conteúdo querer vender seu canal no youtube.
Muitos deles, simplesmente perdem o interesse no canal ou no nicho. A troca de nicho pode não trazer um bom resultado de forma imediata e isso acaba desmotivando o criador, que acaba por desistir do projeto.
Em outros casos, muitos criadores simplesmente não têm tempo para gravar, editar, enfim, produzir conteúdo para o canal de forma recorrente e os canais simplesmente vão perdendo a audiência outrora construída, o que pode simplesmente levar seu canal pro “limbo”.
Há também criadores que simplesmente não conseguem administrar diversos canais (sim, muitos youtubers possuem mais de um canal principalmente por já estarem familiarizados com a plataforma).
De toda forma, para os casos acima, vender o canal talvez seja a melhor opção uma vez que, com o crescimento da plataforma, é possível conseguir bons valores na negociação.
Como ficou claro neste artigo, há diversas razões pelas quais a venda de canais pode ser um ótimo negócio para você.
O que vale ressaltar é que vender um canal do YouTube pode render sim um bom dinheiro, independente do canal estar monetizado ou não. Além disso, a venda de canais é uma transação legal e dentro dos parâmetros do Google. Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco caso deseje vender seu canal!