Como monetizar seu canal no YOUTUBE de forma fácil e rápida? Confira o Passo a Passo!

Quer saber como monetizar o seu canal no youtube e começar a ganhar dinheiro de verdade pela plataforma? Então confira o nosso guia passo a passo!

Neste artigo falaremos especificamente sobre monetização de canais do youtube e como você pode monetizar seu conteúdo na plataforma para começar a ganhar dinheiro, de fato, com seus vídeos. Bora conferir?

ganhar-dinheiro-com-youtube
Através do Adsense, é possível gerar renda para o seu canal no Youtube desde que seu canal siga os critérios para ser monetizado

Como ganhar dinheiro com youtube? 4 passos para monetizar o canal!

Abaixo, vamos te contar o passo a passo para estar apto para conseguir monetizar um canal no youtube com adsense.

  • Você irá precisar de no mínimo 1.000 inscritos em seu canal;
  • Você precisará ter pelo menos 4.000 horas em tempo de exibição de seus vídeos, nos últimos 12 meses, ou seja, no último ano;
  • Você precisará seguir a risca as diretrizes e políticas do YouTube;
  • Você precisará de uma conta adsense!

Agora vamos falar isoladamente sobre cada um dos tópicos e de um alternativa caso você não deseje esperar para obter a monetização.

Qual número mínimo de Inscritos para conseguir monetizar seu canal?

Como já é do conhecimento de muitos, atualmente, para poder monetizar seu canal do youtube com adsense, entrando assim pro famoso Programa de Parcerias do YouTube, também conhecido como YPP, você terá de atender aos quatro requisitos citados acima, antes de submeter o canal (solicitar a monetização).

Bom, começaremos com os 1.000 inscritos. Acredito que este seja o requisito mais fácil de cumprir, uma vez que a plataforma não se importará com tempo você levou para atingir os 1.000 inscritos no canal.O fato é que você alcançando esta meta, ela estará cumprida e não expirará.

Qual mínimo de horas de exibição para monetizar um canal no youtube?

Além dos 1.000 inscritos,  para conseguir ser aprovado no YPP, você também irá precisar atingir a marca de 4.000 horas em tempo de exibição de seus vídeos, nos últimos 12 meses.

De fato, este é um critério confuso para a maioria dos criadores.

O fato de ser necessário que todas essas 4000 horas em exibição de vídeo sejam obtidas no período de 12 meses (a partir de qualquer data), faz com que muitos criadores desistam no caminho.

Por exemplo, se você atingir a marca das 4.000 horas de tempo de exibição durante 1 ano e meio, apenas serão contabilizadas as horas dos últimos 12 meses para aderir ao Programa de Parcerias do YouTube.

Vale lembrar, que vídeos curtos, também conhecidos por shorts, ainda não contam como horas monetizáveis, sendo eles bonificados de outras formas atualmente.

Entretanto, podemos contar com outras ferramentas da plataforma afim de aumentar o tempo de exibição.

Um bom exemplo são as live streams, também conhecidas por transmissões ao vivo  que pode contam como horas assistidas para esse total. Os vídeos não listados também irão contar para esse total.

A única ressalva é: caso você exclua algum vídeo, junto com a sua remoção, o tempo de exibição também será removido das horas de tempo exibido de seu canal.

Por fim, caso você já faça parte do Programa de parceiros do YouTube e seu canal fique abaixo de 4.000 horas em tempo de exibição nos últimos 12 meses, o YouTube não irá te remover automaticamente do YPP (programa de parceiros), mas poderá fazê-lo a frente, seguindo critérios próprios.

Caso você queira verificar o andamento dos requisitos para seu canal ser monetizado, basta clicar no seu logo no canto superior direito no YouTube e, logo em seguida, acessar o YouTube Studio.

youtube-monetização
Nesta parte do Youtube Studio, você poderá checar se está cumprindo os requisitos para participar do YPP e monetizar seu canal

Você poderá visualizar toda a evolução do seu canal nesta tela do Youtube Studio.

Caso queira conferir mais rapidamente seu progresso para atingir a monetização, acesse a aba “Outros recursos” e seguida, clique em “Status e recursos”. Nesta tela, você encontrará a mesma caixa de desempenho para monetização e, clicando em “Saiba mais”, a ferramenta irá te informar exatamente quantos inscritos e horas de exibição você já conseguiu.

Diretrizes e Políticas do Youtube

O próximo item da nossa lista de requisitos é uma espécie de “estatuto” da plataforma que precisa ser seguido caso você deseje de fato monetizar seu conteúdo.

Ao submeter sua inscrição no YPP (Programa de Parcerias do YouTube), seu canal irá passar por um processo de análise para verificar se atende às políticas e às diretrizes da plataforma. Somente os canais que os atenderem, estarão aptos a participarem do programa.

O YouTube também irá verificar constantemente os canais que já fazem parte do programa afim de saber se eles continuam atendendo às políticas e diretrizes.

As políticas e diretrizes são muito abrangentes, uma vez que levam em conta os interesses não só dos criadores de conteúdo como também dos expectadores. É extrema importância que você conheça bem as políticas e diretrizes caso queira gerar receita, de forma consistente e profissional com seu conteúdo futuramente.

Vinculando seu canal a uma conta de Adsense

Por fim, chegamos ao nosso último tópico.

Caso você queira ganhar dinheiro com seu conteúdo, o YouTube precisará de uma forma viável para fazer seu pagamento e para isso, ele se utiliza de uma velha ferramenta conhecida dos blogueiros que é o AdSense.

O que é mais importante para você saber sobre essa fase é que caso já possua uma conta no AdSense, você poderá usá-la em seu canal. A propósito, você poderá conectar diversos canais a uma única conta de AdSense.

Caso não possua uma conta, você poderá configurar uma nova durante o processo de inscrição no YPP.

Como conseguir monetizar o canal mais rapidamente?

Como ficou claro em nosso artigo, é necessário seguir todos os critérios para que se obtenha a monetização aprovada.

Mas caso você não queira percorrer esse longo caminho, saiba que é possível atualmente comprar um canal do youtube, já monetizado. Para saber como, confira este artigo: Compra de Canal no YouTube – Passo a Passo

E caso deseja acessar uma lista de canais a venda (monetizados ou não), clique no botão abaixo. Com certeza é um investimento que vale a pena.